12 a 28 de abril | 2024
Bem-vindo ao
Festival Internacional de Órgão de Braga
O Festival Internacional de Órgão (FIOB) marca a paisagem cultural da cidade de Braga há uma década. Foi em 2014 que a ideia se materializou reunindo, além do sonho humano, como rezam as palavras do poeta, o “querer” de Deus, premissas indispensáveis para o surgimento da “obra”.
A inquietação de Cervantes - “hoje sabemos muito sobre o Mundo e nada sobre a nossa terra” – assumimo-la na vontade de aproximar e dar a conhecer ao público o incrível mundo do “rei dos instrumentos” e da sua Música, tão diversa que se abre a todos os gostos, estilos, épocas e disciplinas artísticas.
De facto, em dez anos cruzaram-se com o órgão os mais diversos instrumentos, desde o saxofone, a gaita de foles, a guitarra portuguesa, o trombone, as percussões, as mais variadas cordas, trompetes, flautas e a família das teclas. Ao som do órgão ouviu-se fado, cante, polifonia antiga, composições do Renascimento e do Barroco, do Romantismo, do Clássico e mesmo novas criações contemporâneas, e até mesmo a literatura, a pintura e a dança integraram os programas ecléticos e originais. Mostrou-se Arte, fez-se História e aprendeu-se que estes “velhos” instrumentos tocam e, ao fazê-lo, tocam-nos!
O Festival nasceu em Braga, “é braguês”, e sob o epíteto da “cidade das portas abertas” recebe-se público de todo o Mundo e artistas que trazem ao evento a riqueza de outras Culturas, revelando a ambivalência do órgão histórico português.
Nesta edição 2024 abraçamos o canto coral com especial carinho... [ler mais]
Braga espera por si.
Lee el mensaje en Español
Read the message in English
José Rodrigues
diretor artístico
Organização
representantes das Instituições
Cónego Dr. Hermenegildo Faria
ARQUIDIOCESE DE BRAGA
Dr. Nuno Gouveia
MUNICÍPIO DE BRAGA
Dr. Fernando Rodrigues
IRMANDADE DE SANTA CRUZ
Dr. José Alberto Sousa Ribeiro
SANTA CASA DA MISERICÓRIDIA DE BRAGA
Apoios
institucionais e particulares