top of page
bernardo-reis.jpg

Dr. Bernarndo Reis

Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga

Mensagem

O Festival Internacional de Órgão, um evento de visão, que assinala este ano 10 anos desde a sua criação, alcançou ao longo deste tempo uma projeção digna de realce, quer a nível nacional, quer internacional, com a realização de diversos concertos que permitiram dar nova vida aos imensos órgãos históricos que existem na cidade.

Por Braga passaram musicólogos e organistas de renome, que proporcionaram concertos de grande qualidade artística, nas diversas igrejas e basílicas onde tiveram lugar, sempre com um grande acolhimento por parte dos bracarenses e de muitos cidadãos vindos de diversas partes do país e do estrangeiro.

Além dos concertos, a programação do Festival tem sido enriquecida com um conjunto de iniciativas como exposições, visitas guiadas e conferências, que contribuem para dar a conhecer este valioso património artístico e cultural, que deve ser preservado, divulgado e estudado.

Pode-se referir que o Festival constitui hoje um ponto de referência da cidade de Braga, contribuindo para relançar este instrumento em diversas cerimónias litúrgicas e motivar os jovens para este instrumento marcante desde o período medieval.

Várias entidades e instituições, sob a direção artística de José Rodrigues, têm sido o motor deste evento anual, que trouxe um novo ênfase à arte organística, enriquecendo cerimónias litúrgicas e evocando cerimoniais marcantes do passado, retomando-os no presente para engrandecer a projeção cultural de Braga.

Este evento artístico tem de prosseguir com sentido agregador e diversificado nas suas programações, dando continuidade aos objetivos que nortearam a sua criação, com visão e sentido de inovação, e que permitiram afirmar este evento no panorama artístico nacional e internacional.

bottom of page