Dr. Ricardo Rio

Presidente da Câmara Municipal de Braga

ricardo-rio.jpg

Mensagem

Pela sua autenticidade e características únicas, o Festival Internacional de Órgão de Braga é um evento que congrega vontades de diferentes instituições em torno da promoção do nosso património e da valorização da nossa riqueza cultural. Esta é mais uma oportunidade para que a sociedade contemple, em todo o seu esplendor, o timbre e as características únicas destes órgãos históricos.

Braga conta com um dos maiores espólios de órgãos de tubos a nível europeu e este Festival tem vindo a dar visibilidade a este espólio tão valioso e importante. A valorização e recuperação deste património tem sido a imagem de marca deste evento que, ao mesmo tempo, vai deixando o seu legado à Cidade.

Prova disso é a recuperação do órgão existente na Capela de São João da Ponte que, após o restauro, será inaugurando durante esta oitava edição, contabilizando sete instrumentos históricos que voltaram a ganhar voz desde o início deste Festival.

A valorização e aposta no turismo religioso é uma bandeira deste Executivo que reconhece o papel preponderante e essencial deste bem patrimonial. Promover a nossa história, o nosso legado e a nossa identidade através do dinamismo cultural, tem contribuído decisivamente para a afirmação de Braga, quer a nível nacional, como internacional.

Com este Festival, Braga está a contribuir para a aceleração da recuperação deste instrumento musical de excelência, através da valorização e divulgação do seu património histórico.

Por tudo isso, deixo uma palavra de reconhecimento a todas as instituições que, ao longo dos anos, se têm empenhado para que este evento seja já uma marca cultural do Concelho de Braga.