Dr. Ricardo Rio
Presidente da Câmara Municipal de Braga

Mensagem
Braga prepara-se para receber a 9.ª edição do Festival Internacional de Órgão, um evento que é já uma marca na agenda cultural da Cidade e que se tem tornado uma referência europeia nesta área. A inclusão da vertente artística da dança, uma das novidades desta edição, certamente tornará o evento ainda mais rico.
Braga conta com o maior número órgãos de tubos históricos a nível europeu e este Festival tem vindo a dar visibilidade a este espólio tão valioso e importante. A valorização e recuperação deste património tem sido a imagem de marca deste evento que, ao mesmo tempo, vai deixando o seu legado à Cidade.
Ao longo dos anos, este Festival tem atraído milhares de visitantes. Aliás, a valorização do turismo cultural e religioso é uma aposta deste Executivo que reconhece o papel preponderante e essencial deste bem patrimonial no desenvolvimento da cidade. Promover a nossa história, o nosso legado e a nossa identidade através do dinamismo cultural, tem contribuído decisivamente para a afirmação de Braga, quer a nível nacional, como internacional.
Pela sua autenticidade e características únicas, o Festival Internacional de Órgão de Braga é um evento que congrega vontades de diferentes instituições em torno da promoção do nosso património e da valorização da nossa riqueza cultural. Esta é mais uma oportunidade para que a sociedade contemple, em todo o seu esplendor, o timbre e as características únicas destes órgãos históricos.
Por tudo isso, deixo uma palavra de reconhecimento a todas as instituições que se têm empenhado para que este evento seja já uma marca cultural da Cidade de Braga.