II Festival de Órgão de Braga

de 29 de maio a 7 de junho de 2015

A história da cidade de Braga tem sido fértil, ao longo dos séculos, em manifestações de tipo cultural. De entre as várias disciplinas artísticas, destaca-se a música e, de modo particular, a música sacra. Sem se diminuir a riqueza dos vários instrumentos, é consensual que o Órgão de tubos ocupa um lugar de excelência. Após o sucesso da primeira edição do Festival, esta segunda em nada lhe ficou a trás, o que vem confirmar a importância de mais eventos e de modo regular.

Apraz sublinhar a grata alegria de ver uma nova geração de músicos portugueses presentes neste evento. É a prova que os jovens dedicam tempoda sua vida ao belo e harmonioso.

A arte não deve ser somente oferecida nos momentos de festival. Os Órgãos que estão presentes nas igrejas e o culto necessita deste previlegiado instrumento, que se deve ouvir regularmente.

A arte, porém, não se improvisa e Braga deve voltar a ser escola de cultura musical com qualidade.

A música suscita emoções fortes e conduz a ambientes geradores de tranquilidade e serenidade, experiªencias que o homem de hoje necessitará, que o retirem do barulho do quotidiano e da confusão dos problemas.

 

+ Jorge Ortiga | Arcebispo Primaz

 

Concertos & Eventos

Imagens & Notícias